Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vice-diretor da Escola Judicial do TRT-MA visita escola na Vila Maranhão

    O vice-diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), Bruno de Carvalho Motejunas, visita, nesta quarta-feira (14), às 16 horas, a Unidade de Ensino Básico (UEB) Gomes de Sousa, localizada na Vila Maranhão. O objetivo da visita é conversar com pais e professores sobre o programa TRT na Escola, que tem como público alvo as escolas particulares e públicas de São Luís.

    A visita do juiz do trabalho Bruno Motejunas, naquela unidade de ensino, é mais uma etapa do programa. O programa visa à implantação de ações de promoção e educação relacionadas aos direitos trabalhistas e ao papel da justiça junto a escolas das redes pública e privada. As ações são direcionadas para a conscientização de professores e alunos em relação aos seus direito e deveres e, especialmente, aos relacionados à área trabalhista.

    O programa promove debates nas escolas de ensino fundamental e médio, colocando em discussão temas relativos às noções básicas de direito do trabalho, direitos e garantias fundamentais, acessibilidade à justiça; ao combate ao trabalho escravo e aos direitos da criança e do adolescente, especialmente erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente.

    Em maio deste ano, o TRT-MA promoveu treinamento aos professores da UEB Gomes de Sousa sobre os temas indicados, bem como distribuiu materiais didáticos. A escola resolveu desenvolver o tema Trabalho infantil. Desde então, os professores passaram a multiplicar conhecimento acerca do assunto entre os alunos do 6º e 9º ano da escola, utilizando, para isso, maquete da justiça, poesia, cartazes e faixas, colagem, histórias em quadrinhos, peças teatrais, literatura de cordel e paródias sobre o trabalho infantil.

    Além do trabalho desenvolvido em sala de aula, os professores da UEB Gomes de Sousa vão realizar uma passeata no dia 26 deste mês, com o objetivo de sensibilizar a comunidade da Vila Maranhão sobre o trabalho infantil que, segundo os docentes, é muito presente naquela localidade.

    Acompanhamento nas escolas A servidora da Escola Judicial Anícia Ewerton, nos meses de outubro e novembro, acompanhou pessoalmente todas as escolas que estão participando do programa, para saber a etapa que vem sendo desenvolvida por cada uma. São elas: Unidade Integrada (UI) da Vila Embratel (23.10.12); UI Quebra Pote (24.10.2012), UI Maracujá (24.10.2012); UEB Haydê Chaves, na Vila Esperança (30/10/12); UEB São Raimundo (31.10.2012);U.I.Evandro Bessa na Estiva (05.11.2012); UI. José Gonçalves do Amaral Raposo (05.11.2012); UEB.Salomão Fiquene (06.11.2012) e UI Desembargador Sarney no bairro do São Francisco 08.11.2012).

    As escolas que manifestarem interesse receberão a visita de juízes ou desembargadores do Trabalho que falarão sobre o Programa "TRT na Escola". Além da visita de Motejunas na UEB Gomes de Sousa, já está agendada visita do diretor da escola judicial, desembargador James Magno Araújo Farias, na UI Vila Embratel, para o dia 19 deste mês. Na próxima quarta-feira (21/11), será a vez do juiz Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos visitar a UEB Salomão Fiquene.

    • Publicações3118
    • Seguidores630362
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações74
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vice-diretor-da-escola-judicial-do-trt-ma-visita-escola-na-vila-maranhao/100183979

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)