Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CEMOC recebe documentos históricos da Secretaria do Tribunal Pleno

    O Centro de Cultura e Memória da Justiça do Trabalho da 16ª Região (CEMOC) recebeu um conjunto de livros de atas das sessões ordinárias e extraordinárias (manuscritas e encadernadas) do Pleno deste Tribunal. A doação foi efetivada pela Secretaria do Tribunal Pleno em 7 de agosto deste ano.

    Inicialmente, os documentos foram encaminhados ao Serviço de Informação e Documentação (SID), através do Setor de Arquivo Geral do TRT-MA. Entretanto, a chefe do SID e presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos - CPAD, Maria Elisabete Barbosa, os encaminhou para o CEMOC pela importância histórica dos mesmos. “O melhor lugar para a guarda de toda esta documentação histórica é o Centro de Memória e Cultura, por tratar-se de valioso material de pesquisa que poderá embasar a escrita da história da Justiça do Trabalho no Maranhão”, explicou.

    O acervo doado pela Secretaria do Pleno inclui ainda os seguintes documentos: livro de registro de solenidades, inclusive o ato de instalação do TRT-16ª Região, livro contendo os discursos dos magistrados, cópias de termos de posse dos juízes, um exemplar do plano de capacitação 1995/1996 e o edital do II concurso para juiz do Trabalho, em 1993.

    A equipe do CEMOC, formada pelos servidores Paulo Rios, historiador e doutor em Políticas Públicas, e Cássia Furtado, bibliotecária, comemorou a doação. Paulo Rios afirmou que as doações são efeitos da campanha de sensibilização dirigida aos magistrados e servidores para a doação de documentos históricos, fotos e equipamentos.

    Esta foi a terceira doação feita ao setor desde a sua instalação, em 28 de maio deste ano. A primeira foi uma balança doada pela Diretoria de Cadastramento Processual. A diretora da Unidade, Stael Rocha, disse que a balança foi adquirida pelo TRT em 1990 e estava sendo utilizada para a pesagem de correspondências do Tribunal. A segunda doação foi feita pelo desembargador Alcebíades Tavares Dantas. Em julho, o desembargador doou cerca de 80 fotos que já estão guardadas no CEMOC e fazem parte do acervo histórico do Centro de Memória e Cultura.

    As doações levaram a equipe do CEMOC a reforçar a campanha de sensibilização de todos os servidores e magistrados do TRT-MA para que doem fotos, documentos históricos em geral e equipamentos que possam contribuir com o Centro de Memória na ampliação do seu acervo e no levantamento das fontes históricas para que a sociedade conheça a trajetória da Justiça do Trabalho no Maranhão, desde a sua instalação, no dia 1º de maio de 1941. Estas e outras ações integram o Programa Justiça e Cultura, dentro do Programa Mais Cidadania, um dos cinco eixos estratégicos do TRT no biênio 2007/2009. O presidente do TRT, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, é um dos incentivadores do Projeto. Ele diz que dará total apoio às iniciativas do Cemoc.

    • Publicações3118
    • Seguidores630354
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações64
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cemoc-recebe-documentos-historicos-da-secretaria-do-tribunal-pleno/1997542

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)