jusbrasil.com.br
13 de Dezembro de 2019
    Adicione tópicos

    Servidora do TRT faz exposição no Espaço de Arte do Fórum Astolfo Serra

    Está em cartaz no Espaço de Arte do Fórum Astolfo Serra (Avenida Senador Vitorino Freire s/n, Areinha) a exposição “Florações”, da paper designer Rosemary Araújo, servidora do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA). São 30 quadros em que são aplicadas diversas técnicas da arte com papéis, trazendo três versões diferentes para cada uma das 10 orações escolhidas e decoradas com flores, numa celebração à prece e à chegada da primavera.

    A exposição pode ser visitada até o próximo dia 06 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 12h30 às 15h, no Espaço de Arte do FAS, que funciona no Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho no Maranhão (Cemoc), no Fórum Astolfo Serra, próximo à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

    Rosemary Araujo é piauiense, há muitos anos morando em São Luís, servidora da Justiça do Trabalho há 19 anos, desenvolve seu trabalho atualmente no Cemoc e, desde 1997, dedica-se às artes com papel. Autodidata, iniciou suas atividades na área de encadernação, criando peças de papelaria fina personalizadas, cartões de visita, convites e caixas decorativas. Ao longo do tempo, a artista vem sempre buscando aperfeiçoamento e, atualmente, trabalha mais amiúde as técnicas punch art , quilling, embossing e scrap decor, em variadas combinações.

    Segundo ela, seu grande estimulo é a curiosidade em conhecer novos materiais, que vai combinando e inserindo em suas criações, tornando-as únicas, numa harmonia de cores sempre reconhecida por familiares, amigos, clientes e outros artistas do papel. A artista conta que nessa sua primeira exposição realiza um sonho há muito acalentado.

    Saiba mais sobre as técnicas

    PUNCH ART - arte decorativa com furadores artesanais de papel. Há no mercado uma enorme variedade de figuras e tamanhos de furadores, e a combinação entre eles possibilita o desenvolvimento de criativas peças, mesmo para quem não domina a técnica. “punch” (ou confete) é a figura que se extrai dos furadores.

    QUILLING - há registros de que esta técnica tenha surgido por volta do Século XV, quando freiras francesas decoravam objetos religiosos utilizando “filigrees”, ou seja, tirinhas estreitas de papel enroladas, formando figuras num design variado. No Século XVIII, o trabalho em filigrees se tornou popular na Inglaterra, mas o nome "quilling" só foi adotado quando a técnica se espalhou pelas colônias americanas, sendo esta nomenclatura utilizada porque os rolinhos eram feitos com penas de ganso - os "quills".

    EMBOSSING - permite a criação de diversas formas impressas em relevo no papel, utilizando boleadores e moldes de stencil metálicos vazados com desenhos variados, podendo ser adicionadas cores e texturas ao desenho ou deixá-lo ao natural.

    SCRAP DECOR - vertente do “scrapbooking” (decoração de álbuns personalizados), adaptada à decoração, sendo utilizada em objetos como quadros, porta-retratos, caixas, dentre outras infinitas possibilidades, combinando variados materiais, mas tendo o papel como matéria-prima.

    Contatos:(98) 9973-9934

    Site: http://artemagistra.blogspot.com

    E-mail: [email protected]

    Redação:Ediane Monteiro

    Jornalista responsável:Valquíria Santana

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)