Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça do Trabalho condena empresa a pagar dívida em contrato por empreitada

    Empresa que contratou eletricista para realizar serviço por empreitada foi condenada pela 1ª Vara do Trabalho de São Luís a pagar débito. R.N.M ingressou com reclamação trabalhista alegando que trabalhou para a empresa J.R.M. Construção e Incorporação Ltda e seu proprietário, por pouco mais de um mês, assinando contrato de empreitada a ser pago em duas parcelas, mas os contratantes não quitaram a dívida.

    Como os representantes da empresa não compareceram à audiência marcada para o último dia 22 de julho, apesar de devidamente notificados, a juíza substituta da 1ª VT de São Luís, Liliane de Lima Silva, aplicou as penas de revelia e confissão, condenando J.R.M. Construção e Incorporação Ltda e seu proprietário a quitar a dívida em 15 dias, com juros e correção, sob pena de multa de 10% sobre o valor do débito.

    Na sentença, a magistrada destaca que a ausência de defesa implica presunção de veracidade dos fatos expostos pela parte contrária, autorizando o reconhecimento da procedência do pedido pelo órgão jurisdicional e o prosseguimento do processo, independentemente de intimação ou notificação para contagem de prazos ou para atos do processo, conforme o Código de Processo Civil.

    A magistrada também concedeu a R.N.M o benefício da justiça gratuita, pleiteado em face de sua hiposuficiência presumida (falta de condições financeiras). O processo foi submetido ao procedimento sumaríssimo. São submetidos a esse procedimento processos que não excedam a 40 vezes o salário mínimo, conforme artigo 852-A da CLT (Consolidação das leis do Trabalho).

    • Publicações3118
    • Seguidores630352
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações65
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-do-trabalho-condena-empresa-a-pagar-divida-em-contrato-por-empreitada/2830657

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)